Tínhamos uma aula de Fisiologia na escola de medicina logo após a semana da Pátria. Como a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado,
todos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação
era geral. Um velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que
iria ter trabalho para conseguir silêncio. Com grande dose de paciência tentou
começar a aula, mas você acha que minha turma correspondeu ? Que nada.
Com um certo constrangimento, o professor tornou a pedir silêncio educadamente.
Não adiantou, ignoramos a solicitação e continuamos firmes na conversa.
Foi aí que o velho professor perdeu a paciência
e deu a maior bronca que eu já presenciei. Veja
que ele disse. - "Prestem atenção porque eu vou
falar isso uma única vez", disse, levantando a voz
e um silêncio carregado de culpa se instalou em
toda a sala e o professor continuou. - "Desde que comecei a lecionar, isso já faz muito anos,
descobri que nós professores, trabalhamos
apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos
esses anos observei que de cada cem alunos,
apenas cinco são realmente aqueles que fazem
alguma diferença no futuro; apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e
contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil. O interessante é que esta porcentagem vale para
todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que de cem professores, apenas cinco são
todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que de cem professores, apenas cinco são
aqueles que fazem a diferença; de cem garçons, apenas cinco são excelentes; > de cem motoristas
de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; e podemos generalizar ainda mais: de
cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais. É uma pena muito grande não
termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os
alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário
para dar uma boa aula e dormiria tranqüilo sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente
não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto,
terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que
estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo
pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje ". Nem preciso dizer o silêncio que
ficou na sala e o nível de atenção que o professor conseguiu após aquele discurso. Aliás, a bronca
tocou fundo em todos nós, pois minha turma teve um comportamento exemplar em todas
as aulas de Fisiologia durante todo o semestre; afinal quem gostaria de espontaneamente ser
classificado como fazendo parte do resto ? Hoje não me lembro muita coisa das aulas de
Fisiologia, mas a bronca do professor eu nunca mais esqueci. Para mim, aquele professor
foi um dos 5% que fizeram a diferença em minha vida. De fato, percebi que ele tinha razão
e, desde então, tenho feito de tudo para ficar sempre no grupo dos 5%, mas, como ele disse,
não há como saber se estamos indo bem ou não; só o tempo dirá a que grupo pertencemos.
não há como saber se estamos indo bem ou não; só o tempo dirá a que grupo pertencemos.
Contudo, uma coisa é certa: se não tentarmos ser especiais em tudo que fazemos, se
não tentarmos fazer tudo o melhor possível, seguramente sobraremos na turma do resto.

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