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segunda-feira, 18 de abril de 2011

A MAIOR BRONCA QUE UM PROFESSOR PODIA DAR

Tínhamos uma aula de Fisiologia na escola de medicina logo após a semana da Pátria. Como a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado,
 todos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação
 era geral. Um velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que 
iria ter trabalho para conseguir silêncio. Com grande dose de paciência tentou
 começar a aula, mas você acha que minha turma correspondeu ? Que nada. 
Com um certo constrangimento, o professor tornou a pedir silêncio educadamente. 
Não adiantou, ignoramos a solicitação e continuamos firmes na conversa.
Foi aí que o velho professor perdeu a paciência 
e deu a maior bronca que eu já presenciei. Veja
 que ele disse. - "Prestem atenção porque eu vou
 falar isso uma única vez", disse, levantando a voz 
e um silêncio carregado de culpa se instalou em
 toda a sala e o professor continuou. - "Desde que comecei a lecionar, isso já faz muito anos, 
descobri que nós professores, trabalhamos
 apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos 
esses anos observei que de cada cem alunos, 
apenas cinco são realmente aqueles que fazem
 alguma diferença no futuro; apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e
 contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil. O interessante é que esta porcentagem vale para 
todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que de cem professores, apenas cinco são
 aqueles que fazem a diferença; de cem garçons, apenas cinco são excelentes; > de cem motoristas
 de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; e podemos generalizar ainda mais: de 
cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais. É uma pena muito grande não
 termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os 
alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário 
para dar uma boa aula e dormiria tranqüilo sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente
 não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, 
terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que
 estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo
 pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje ". Nem preciso dizer o silêncio que 
ficou na sala e o nível de atenção que o professor conseguiu após aquele discurso. Aliás, a bronca 
tocou fundo em todos nós, pois minha turma teve um comportamento exemplar em todas 
as aulas de Fisiologia durante todo o semestre; afinal quem gostaria de espontaneamente ser 
classificado como fazendo parte do resto ? Hoje não me lembro muita coisa das aulas de
 Fisiologia, mas a bronca do professor eu nunca mais esqueci. Para mim, aquele professor
 foi um dos 5% que fizeram a diferença em minha vida. De fato, percebi que ele tinha razão
 e, desde então, tenho feito de tudo para ficar sempre no grupo dos 5%, mas, como ele disse,
não há como saber se estamos indo bem ou não; só o tempo dirá a que grupo pertencemos.
 Contudo, uma coisa é certa: se não tentarmos ser especiais em tudo que fazemos, se 
não tentarmos fazer tudo o melhor possível, seguramente sobraremos na turma do resto.

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